sexta-feira, 14 de março de 2014

PT e PMDB jogam água na fervura da crise e reforçam alianças estaduais

13/3/2014 13:36
Por Redação - de Brasília


filiação
Valdir Raupp articulou a filiação de Skaff
ao PMDB paulista

Presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) confirmou, nesta quinta-feira, que a legenda negocia aliança com o PT em ao menos mais dois Estados nas candidaturas para governador. Além de Goiás, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Rondônia e Tocantins, que já haviam sido anunciadas, o partido também seguirá às urnas, em uma mesma chapa entre PT e PMDB, no Mato Grosso e em Minas Gerais.
Principal ponto de tensão entre os partidos, a aliança nas candidaturas regionais tem causado desgastes entre peemedebistas e petistas na Câmara e no governo. Na véspera, o ‘blocão’, como é conhecida a facção de partidos da base aliada insatisfeitos com o Palácio do Planalto, liderado por parte do PMDB, levou o Executivo a mais uma derrota no Congresso. Foi aprovada a convocação de quatro ministros para prestar esclarecimentos aos parlamentares. Outros seis também receberam convite de esclarecimento.
Segundo Raupp, a possibilidade de mais acordos nas candidaturas regionais pode reaproximar os partidos. De acordo com o presidente do PMDB, o diálogo entre as siglas foi reaberto em Mato Grosso e Minas Gerais.
– A aliança do PMDB com o PT em 12 ou 13 Estados pode ajudar (a conter a crise entre PMDB e governo) – afirmou Raupp a jornalistas.
Ao todo, 13 Estados têm ampla capacidade para firmar um acordo entre as legendas.
– Se todos os entendimentos forem fechados, podemos chegar a oito ou nove cabeças de chapa do PMDB e outras três ou quatro do PT – afirmou.
Enquanto isso, PT e PMDB seguem em crise no Rio de Janeiro e no Ceará. Sobre isso, Raupp disse, ainda, que é preciso, antes, conter a crise no Congresso a fim de evitar prejuízos tanto para peemedebistas quanto para o governo.
– Se não parar, se essa crise não for detida, os dois lados perdem. Mas conversei com deputados e vejo que, individualmente, o clima entre eles não é tão tenso – disse.
‘Volta Lula’
Em meio à crise entre PMDB e PT, a assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou um de seus discursos, no qual chama atenção para os avanços democráticos do país, nos últimos dez anos.
“Quando uma pessoa do povo consegue vencer as dificuldades gigantescas que a vida lhe impõe, nada mais consegue aniquilar seu sonho e a sua capacidade de vencer desafios”, diz o ex-presidente Lula, num vídeo publicado por sua equipe na internet.
O vídeo aborda temas como confiança no país, superação de desafios e promoção da igualdade. Lançado num momento de crise da base aliada, especialmente na relação com o PMDB, o vídeo alimenta as esperanças da ala do PT que sonha com o “Volta, Lula”.






Nenhum comentário: