sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Panorama Político (24) A política como ela é: nua e crua - ILIMAR FRANCO



   24.10.2014 9h45m
          O naufrágio do senador Aécio Neves, nas pesquisas, já está sendo debatido nos bastidores. Os analistas políticos não têm posição comum. Alguns citam a avaliação regular do governo Dilma (44% ótimo/bom), a insinuação de maus tratos às mulheres e o drama da água em São Paulo. Outros, a perda da classe C, ao não tratar de forma adequadamente temas da economia do cotidiano, como a geração e a garantia de emprego, e o poder de consumo.
O tipo de mandato
A distância entre o eleito e o derrotado, no domingo, vai determinar que tipo de governo o país terá nos próximos quatro anos. Vencer com uma vantagem apertada ou dilatada faz a diferença. O cientista político Alberto Carlos Almeida, autor de “A Cabeça do Eleitor”, explica: “Uma vitória apertada nas urnas seria, como dizem os americanos, ganhar a eleição, mas não ganhar o mandato. O eleito precisa buscar apoio social. Uma vitória folgada é uma autorização para manter o mesmo rumo”. FH venceu duas eleições (1994/1998) no primeiro turno. Lula levou duas (2002/2006) com diferença percentual acima de 20 pontos. A presidente Dilma, em 2010, ganhou de José Serra (PSDB) com 12 pontos de frente.
Eu tenho certeza que o Ibope e o Datafolha vão ter que pedir desculpas ao povo brasileiro na segunda-feira

Marcus Pestana
Presidente do PSDB de Minas e deputado federal, reagindo às pesquisas que dão vantagem de seis a oito pontos para a presidente Dilma contra o senador Aécio Neves

Um poço até aqui de mágoa
Aliado dos governos Lula e Dilma, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), atribui a uma gravação do ex-presidente Lula para a TV as dificuldades que enfrenta contra Robinson Faria (PSD), que lidera as pesquisas para o governo.

Na primeira fila
Na bolsa de apostas de petistas e aliados, o que se diz é que o governador da Bahia, Jaques Wagner, terá papel de destaque num eventual segundo mandato da presidente Dilma. A votação da presidente na Bahia e sua proximidade com o ex-presidente Lula são suas credenciais. Alguns dos atuais ministros vão adiante e afirmam que ele tem futuro.

Estímulo ao corporativismo
Os aliados de Aécio Neves têm feito críticas a Armínio Fraga. O presidente do PTB, Benito Gama, avalia que sua exposição foi excessiva. Cita a presença em debate na TV comercial. No comando da campanha, consideram desastrosa as críticas aos bancos públicos (BB, CEF e BNDES).
Se é assim com os aliados
A PF deu ontem a segunda batida no comitê central do candidato do PMDB ao governo do Ceará, o líder no Senado, Eunício Oliveira. Não encontrou nada. A reação divide o partido. Uns dizem que ele voltará espumando de raiva para o Congresso. Outros avaliam que ele retorna em condições de ser ministro de um governo Dilma.

69 anos
Nos comícios que fez nas duas últimas semanas, o ex-presidente Lula pediu nos palanques, como ontem em São Gonçalo (RJ), que os eleitores lhe dessem de presente de aniversário, dia 27, na segunda-feira: a reeleição da presidente Dilma.

Vem aí o mais segurança
A previsão de contratação de agentes de segurança para a Rio-2016 é de 16,8 mil. O sindicato da categoria diz que o mercado local tem 42 mil agentes, mas só cinco mil estão disponíveis. O fato de ser um trabalho temporário é um empecilho.
Sobre o Bloco do PMDB com outras siglas, o vice Michel Temer diz que não é iniciativa do partido. E, se existir, é um movimento dos deputados.

Nenhum comentário: