terça-feira, 7 de outubro de 2014

PSDB perde votos em 16 Estados 

Em 11 unidades da Federação, tucanos tiveram mais apoiadores do que nas eleições de 2010

PUBLICADO EM 07/10/14 - 03h00
São Paulo. O PSDB conseguiu, no primeiro turno das eleições deste ano, mais votos do que havia tido no primeiro turno de 2010 em dez Estados brasileiros, além do Distrito Federal. A quantidade de votos cresceu, por exemplo, em todos os Estados do Sul, além dos maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
 
Além dos três grandes do Sudeste, também cresceu no Rio Grande do Sul, que é o quinto maior colégio eleitoral do país, atrás apenas da Bahia.
Por outro lado, o partido perdeu votos em todos os outros 16 Estados.
O candidato tucano à Presidência, Aécio Neves, ficou em segundo lugar na disputa eleitoral, com 33,55% dos votos, e vai disputar o segundo turno com Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição e obteve 41,59% dos votos.
Marina Silva (PSB), com 21,32%, ficou de fora do páreo. Mas ela foi a mais votada em Pernambuco, onde conseguiu 17 pontos percentuais a mais do que o PT obteve em 2010, e no Acre, onde ficou 22 pontos percentuais acima do que o PSDB havia tido no pleito anterior.
Pernambuco é a terra de Eduardo Campos, morto em um acidente de avião no início da campanha eleitoral. Marina era seu vice e assumiu a cabeça da chapa logo após a morte dele. Não foi só em Pernambuco que o PSDB não emplacou. A votação do partido caiu em todos os Estados da região.
Avanço petista. O PT também conseguiu avançar em 11 unidades da Federação – sete delas no Nordeste. E, assim como seu rival, também viu sua votação cair em outros 16. O Rio Grande do Norte foi o Estado onde Dilma mais ganhou votos. Foram 8 pontos percentuais a mais em relação a 2010. A votação do PT entre os potiguares é crescente desde 1994, a eleição que inaugurou a polarização entre PT e PSDB.
Em 2010, o partido teve 51,8% dos votos no Estado. Nesta eleição chegou a 60,04%. Em 2006, o PT teve 60,2% dos votos para presidente, no ano que reelegeu o presidente Lula.
O Estado é um dos sete em que Dilma terminou o primeiro turno à frente em todas as cidades. Outros três ficam no Nordeste (Ceará, Maranhão, Piauí e Sergipe), e dois, na região Norte.
Curiosamente, Dilma venceu Aécio em todas as cidades de Amapá e Amazonas, Estados onde o PSDB avançou nesta eleição.
DISTRITO FEDERAL. Já o PSDB teve seu maior crescimento, de 12 pontos percentuais, no Distrito Federal. Lá Aécio Neves teve 36% dos votos – quase a mesma proporção que Fernando Henrique Cardoso teve no primeiro turno de 1994 em Brasília.
Naquele ano, porém, Lula foi o mais votado na capital do país. Neste ano, Dilma obteve 23% dos votos lá em Brasília.

Nenhum comentário: