quarta-feira, 10 de julho de 2013

Após vaias, Dilma anunciará pacote de bondades a prefeitos nessa quarta, diz líder do PT

Carlos Madeiro
Do UOL, em Brasília
 
 
O líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE), afirmou nesta terça-feira (9) que o governo vai anunciar um pacote de bondades aos municípios nessa quarta-feira (10). O anúncio ocorre após Dilma ter sido vaiada quando sua ausência foi anunciada na abertura de evento com prefeitos em Brasília. A presidente vai à marcha --que reúne cerca de 3.000 prefeitos-- às 11h dessa quarta.
Ampliar

A Novela da Reforma Política20 fotos

1 / 20
Não é de hoje que se discute a implantação de uma reforma política no Brasil. Há pelo menos 25 anos, políticos da base e de oposição falam de sua necessidade, mas ela não é tocada adiante. A reforma política envolveria uma série de mudanças na configuração política e social do país. Mas por que ela ainda não saiu do papel nesse tempo todo? Entenda nas imagens a seguir Leia mais Arte/UOL
O líder petista não revelou valores, mas disse que haverá três frentes de investimentos e recursos para os prefeitos.
"Primeiro, assim como Lula fez, não deixará de compensar as perdas. É claro que ela anunciará uma medida importante. Fiquem certo, prefeitos e prefeitas, que ela atentou a esse aspecto", disse.
Os prefeitos alegam que o governo vem reduzindo os repasses federais e aumentando as despesas dos municípios com novas obrigações. Além disso, Guimarães afirmou que o governo vai anunciar também investimentos no PAB (Piso da Atenção Básica), que é repassado aos municípios de forma per capita.
"E teremos novos investimentos, nas diversas áreas, do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Todos esses investimentos, toda essa ação será anunciada amanhã, e mostra bem que ela está em sintonia com os prefeitos."

Plebiscito

O líder petista ainda reafirmou que o partido vai tentar manter o plebiscito da reforma política com validade para as eleições de 2014.

Reforma eleitoral

  • Arte UOL Se o plebiscito fosse hoje, como você votaria?
"A bancada do PT vai continuar firme. Vamos colher as assinaturas aqui do plenário, junto com o PC do B, dialogando com PDT, PSB e outros partidos para viabilizarmos um decreto legislativo. Estamos dialogando também com OAB, MCCE, para mobilizar a sociedade para que tenhamos uma reforma com cheiro do povo, participação popular", disse.

Propostas de Dilma após onda de protestos no Brasil - 11 vídeos

Nenhum comentário: