segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Correntes do PT entregam cargos no governo de Pernambuco
Decisão foi comunicada na tarde deste domingo, no Recife
Publicidades Surgiu-22
 
Uma semana após o ingresso de Marina Silva no PSB de Eduardo Campos, setores do PT ligados ao senador Humberto Costa anunciaram que vão deixar os cargos que ocupam no governo de Pernambuco. A decisão foi comunicada pelo próprio senador em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (13), no bairro da Boa Vista, no Recife.

Humberto Costa estava acompanhado do deputado federal João Paulo Lima, do candidato dele à presidência estadual da sigla, Bruno Ribeiro, e do presidente do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio. Segundo o senador, o ingresso de Marina Silva no partido e a elaboração do programa de governo do PSB para 2014 não deixam mais dúvidas de que Campos será candidato no ano que vem. “O apoio de Marina ao PSB, o programa do PSB, tudo isso indica que Eduardo é candidato. Por isso, nós entendemos que não faz mais sentido estar no governo”, afirmou.

A decisão, segundo Costa, envolve cinco correntes petistas, como CNB (Construindo um Novo Brasil), Articulação de Esquerda e Mensagem ao Partido, além de grupos menores. A expectativa é que cerca de 20 pessoas deixem os cargos que ocupam em postos de segundo escalão, principalmente na Secretaria dos Transportes. O titular da pasta, Isaltino Nascimento, deixou o PT para ingressar no PSB no início deste mês. 

Ainda de acordo com o senador, o grupo pretende levar esta posição à reunião do diretório, prevista para ocorrer no próximo fim de semana. “Nós vamos continuar defendendo essa ideia para que o partido como um todo tome essa decisão o quanto antes”, garantiu.

No dia 18 de setembro, o governador Eduardo Campos comunicou a presidente Dilma Rousseff que o PSB estava deixando os cargos que ocupava no governo federal. À época, a legenda comandava os ministérios da Integração Nacional e dos Portos e a Chesf (Companhia Hidro  Elétrica do São Francisco) e Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada após a coletiva deste domingo:

As forças políticas abaixo assinadas que apoiam o candidato a presidência do PT estadual, Bruno Ribeiro, tornam públicas as seguintes posições e orientações aos petistas:

- Como é de amplo conhecimento, as nossas instâncias partidárias estadual e nacional estão avaliando o posicionamento do PT quanto às movimentações do PSB no âmbito local e nacional, bem como quanto aos cargos ocupados nos governos em Pernambuco e no Recife.

- Queremos contribuir com essas decisões adotando atitudes concretas e coerentes com as posições que defendemos no PT e perante a sociedade;

- Com essa finalidade, conclamamos aos nossos integrantes a:

1) entregar imediatamente os cargos ocupados no Governo de Pernambuco e na Prefeitura do Recife;

2) intensificar a ação da militância para a defesa do grande legado do PT, nos governos Lula e Dilma, que é o principal fator gerador das transformações e dos avanços ocorridos nesses 10 anos em Pernambuco e no Brasil;

3) articular os integrantes das nossas instâncias partidárias em Pernambuco e no Brasil para que tomem as decisões necessárias à preservação da identidade e autonomia política do PT e que reforcem o orgulho e a auto-estima dos petistas.
 
Foto: DivulgaçãoFonte: G1Postador: Leandro Coutinho

Nenhum comentário: