sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PAINEL: 14-02-2014 (SEXTA- FEIRA) - FOLHA DE SÃO PAULO (VERA MAGALHÃES)

Ideli reage aos ataques a seu desempenho na articulação política


Beijinho no ombro Criticada por aliados e pelos companheiros de PT, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) reage aos ataques a seu desempenho na articulação política. "Eu sei por que eu apanho: porque eles não podem bater em quem gostariam. É meu papel ser anteparo." Ela diz não se importar com o espaço que Aloizio Mercadante (Casa Civil) assumiu na coordenação política: "Temos prática de trabalho em conjunto durante oito anos no Senado. Só pelo tom de voz e olhar ele já me conhece".
Ostentação Diante de especulações de que poderia deixar a pasta, Ideli diz que "está ficando'' não só pela indefinição sobre sua candidatura ao Senado, mas porque conseguiu "segurar" no Congresso crises que poderiam prejudicar o governo em matérias importantes.
Estilos Para a ministra, é "lenda urbana'' dizer que Dilma Rousseff não negocia: "Ela tem traço forte de personalidade, mas, se não fosse política, não teria superado o que superamos", afirma. Já Lula, de quem foi líder no Senado, ela chama de "encantador de serpentes".
Hora certa Dilma vai evitar participar de eventos eminentemente eleitorais antes do início oficial da campanha, como o lançamento da candidatura do ex-ministro Fernando Pimentel (PT) ao governo de Minas, hoje.
Fatura Auxiliares acreditam que sua presença, mesmo no fim de semana, daria um sinal de engajamento na disputa antes da hora, pois as viagens teriam de ser pagas pelo PT, e não pelo Planalto.
Sem violência Dirigentes do PSOL ficaram em alerta com os indícios de ligações entre parlamentares do partido e grupos envolvidos em protestos violentos, como o que levou à morte do cinegrafista Santiago Andrade.
Sem máscara Políticos da sigla terão cuidado para "demarcar a diferença" entre seus militantes e os "black blocs". Será reforçado o pedido para que filiados não levem bandeiras aos atos.
Vaquinha João Carlos Gonçalves, secretário da Força Sindical, fez uma doação para ajudar José Dirceu a pagar a multa fixada pela Justiça no processo do mensalão. Ele não quis revelar o valor.
Plano infalível Aliados de Geraldo Alckmin tentaram uma última cartada para tentar forçar o apoio do PSB à reeleição do tucano: persuadir o PPS a ameaçar romper nacionalmente com Eduardo Campos caso ele impedisse a aliança em São Paulo.
Epicentro O apoio a Campos só foi aprovado no congresso do PPS graças aos votos dos 80 delegados paulistas. Na ocasião, Alckmin foi ao evento e não defendeu a coligação com Aécio Neves.
Nem vem A pressão não prosperou. "Não dá para subordinar o interesse nacional a São Paulo nem fazer política na base da chantagem", diz Roberto Freire, presidente nacional do partido.
Cinzas De um secretário sobre a data das mudanças no primeiro escalão do governo paulista para a saída dos futuros candidatos: "Vamos todos dançar no Carnaval".
DNA Luiz González não estará à frente da campanha de Gilberto Kassab (PSD) ao governo paulista. O responsável pelo marketing será Felipe Soutello, que já trabalhou com o jornalista em campanhas passadas. Outros antigos colaboradores de González também atuarão no time do ex-prefeito.
Visita à Folha Julio Cesar Fernandes Neves, ouvidor da polícia de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Edgard Mello e Wagner Bucheb, assessores de comunicação.

*
TIROTEIO
"Haddad, que pertence a todo tipo de elite, só pode estar fazendo autocrítica. Esquece que graças a ela SP tem Orçamento de R$ 50 bi."
DO VEREADOR ANDREA MATARAZZO (PSDB), sobre entrevista em que o prefeito Fernando Haddad (PT) diz que a elite paulistana é 'míope' e 'pobre de espírito'.

*
CONTRAPONTO
São tantas emoções
Em um concurso para cantores amadores na terça-feira, em cruzeiro que percorreu Santos, Búzios e Ilhabela, a apresentação do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, foi eleita a melhor da noite pela plateia.
O advogado, que defende o cantor Roberto Carlos, recebeu o prêmio das mãos do "Rei", também presente.
Na hora de entregar o troféu, o cantor lembrou no microfone que Kakay o defendia na causa das biografias não autorizadas, e brincou, para gargalhada geral:
—Eu fiquei preocupado porque eu não sabia que ele cantava... Estou preocupado porque eu não sei advogar!

Com ANDRÉIA SADI, BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA



painel Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.



Nenhum comentário: