sábado, 7 de junho de 2014

Dilma Aécio e Campos recuam em nova pesquisa Datafolha

Em relação a levantamento anterior, Dilma caiu de 37% para 34% das intenções de voto. Campos recuou de 11% para 7%. Aécio foi de 20% para 19%

notícia

 
         Nova pesquisa Datafolha publicada ontem aponta que, em relação a maio, data do levantamento anterior, Dilma caiu de 37% para 34%. Já os dois principais rivais de Dilma também variaram negativamente. 
O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, oscilou um ponto para baixo. Agora está com 19%. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) teve a queda mais brusca, recuando quatro pontos. Com 7%, ele aparece em situação de empate técnico com o Pastor Everaldo Pereira (PSC), 4%. O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça (3) e quinta (5) em 207 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
A disputa eleitoral deste ano também poderá ficar marcada por uma forte tendência de clivagem regional. O maior contraste está entre os nove Estados da região Nordeste e os quatro do Sudeste. No Nordeste, cujo apoio foi decisivo para a eleição da presidente em 2010, Dilma ostenta ampla vantagem sobre seus adversários: 48% para a petista contra 11% de Eduardo Campos e 10% de Aécio.
No Sudeste, a disputa está mais apertada. Na região mais populosa do país, Dilma tem 26% e aparece em situação de empate técnico com Aécio, que foi governador de Minas Gerais e tem 25%. Campos, que governou Pernambuco, tem 4%.
 Repercussão
Após oscilar um ponto percentual para baixo na pesquisa de intenção de voto divulgada ontem, o pré-candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou que essa medida não é o indicador mais importante do levantamento.  “Essa pesquisa traz dois dados que, para mim, são mais relevantes”, disse. “O primeiro deles, que consolida esse sentimento que outras pesquisas já mostraram, de que mais de 70% da população brasileira quer mudanças”, acrescentou. O Datafolha apontou que o pessimismo com a economia bateu recorde e que, pela primeira vez, o grupo dos pessimistas superou o dos que acham que tudo fica como está.
Já o vice-presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que a queda das intenções de voto na presidente Dilma Rousseff é sinal de “certa insatisfação” da sociedade que “será coberta pela apresentação das realizações que ela fez ao longo do tempo”.
O ex-presidente Lula, por sua vez, disse estar desinformado sobre a pesquisa Datafolha que apontou queda dos principais pré-candidatos na corrida presidencial.
Na chegada a um evento em Porto Alegre, Lula foi questionado sobre o assunto. Disse apenas que não viu o levantamento e, ao ser informado da redução generalizada dos pré-candidatos, ironizou: “Só eu que não caí porque eu não vou concorrer.” (da agência Folhapress)
 
Número
34% é o percentual de intenções de voto de Dilma segundo Datafolha
 
19% é o percentual de intenções de voto de Aécio segundo Datafolha
 
7% é o percentual de intenções de voto de Campos segundo Datafolha

Nenhum comentário: