quinta-feira, 19 de junho de 2014

Felipe VI jura fidelidade à Constituição como novo rei da Espanha

Cerimônia solene de proclamação ocorre na residência real espanhola.
Felipe VI assume trono após abdicação de seu pai, Juan Carlos.

Da France PresseO novo rei da Espanha, Felipe VI, faz juramento na presença do presidente do Parlamento, Jesus Posada, e do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy (Foto: Paco Campos/Reuters)
O novo rei da Espanha, Felipe VI, faz juramento na presença do presidente do Parlamento, Jesus Posada, e do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy (Foto: Paco Campos/Reuters)
Felipe VI de Borbón jurou nesta quinta-feira (19) fidelidade à Constituição em sua proclamação como novo rei da Espanha, diante de senadores e deputados reunidos no Congresso em Madri.
"Juro desempenhar fielmente minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autônomas", afirmou Felipe VI diante dos deputados e senadores no Congresso.
Em suas primeiras palavras, Felipe prestou homenagem ao pai por seu papel na "reconciliação" da Espanha após a morte do ditador Francisco Franco (1939-75) e por "reconhecer a Espanha em sua pluralidade".
O novo rei, de 46 anos, expressou sua fé na unidade da Espanha, em um país que enfrenta o desafio do desejo de independência da Catalunha, que também volta a ganhar força no País Basco.
"Temos fé na unidade da Espanha, da qual a Coroa é símbolo", afirmou durante a proclamação no Congresso, diante dos presidentes regionais, entre eles o catalão Artur Mas e o basco Iñigo Urkullu.
Felipe VI terá ainda a tarefa árdua de devolver o brilho a uma monarquia desgastada pelos escândalos, que abalaram a família real e provocaram a queda da popularidade de seu pai Juan Carlos I, e a crise econômica.
Assim, o novo rei prometeu uma monarquia "íntegra e transparente", em seu primeiro discurso.
"Desejamos uma Espanha na qual todos os cidadãos recuperem a confiança em suas instituições", afirmou durante a cerimônia, que não contou com as presenças de sua irmã Cristina e seu cunhado Iñaki Urdangarin, ambos indiciados em um caso de suposta corrupção.
O novo rei da Espanha, Felipe VI, posa ao lado da mulher, Letizia, das filhas, as infantas Leonor e Sofia, do primeiro-ministro Mariano Rajoy e do chefe das Forças Armadas, almirante Fernando Garcia Sanchez (Foto: Sergio Barrenechea /AFP)O novo rei da Espanha, Felipe VI, posa ao lado da mulher, Letizia, das filhas, as infantas Leonor e Sofia, do primeiro-ministro Mariano Rajoy e do chefe das Forças Armadas, almirante Fernando Garcia Sanchez (Foto: Sergio Barrenechea /AFP)
Felipe VI também aproveitou o discurso de proclamação para destacar com "generosidade o imenso valor" dos vínculos que unem a Espanha com a América Latina.
Ele destacou a proximidade cultural, econômica e linguística entre Madri e suas ex-colônias, "um ativo de imenso valor que devemos potencializar com determinação e generosidade".
O novo monarca jurou fidelidade à Constituição de 1978 vestido com o uniforme de gala militar, incluindo a faixa de capitão geral dos exércitos.
Antes do discurso, Felipe VI, assumiu a condição de chefe das Forças Armadas.
Seu pai, Juan Carlos, que nesta quarta-feira (18) assinou a lei que permitiu sua abdicação do trono, transferiu ao novo monarca uma faixa de tecido que o reconhece como capitão-general das três Forças Armadas.
População
Enquanto isso, milhares de cidadãos se aglomeraram pelas ruas de Madri, onde Felipe VI e sua esposa Letizia farão um percurso após a cerimônia no Congresso para se dirigir ao Palácio Real, onde presidirão uma recepção com mais de 2 mil convidados de todos os setores da sociedade.
Voluntários da Prefeitura de Madri distribuíram desde a madrugada 100 mil bandeirolas entre as pessoas que vão assistir a passagem do rei pelas ruas do centro. A insígnia nacional está presente em muitas das varandas dos edifícios, assim como no mobiliário urbano e nos ônibus municipais.
A Puerta del Sol, um dos lugares mais famosos do centro de Madri, amanheceu hoje com uma fotografia gigante do casal real na fachada da sede do governo regional de Madri, e com várias bandeiras da Espanha nas varandas de todos os edifícios.
Além disso, a sede da Prefeitura, na Praça de Cibeles, exibia duas bandeiras gigantes da Espanha e 700 ônibus urbanos da cidade estão adornados com pequenas bandeirolas em cima dos retrovisores.
O novo rei da Espanha, Felipe VI, posa ao lado de seu pai, Juan Carlos, durante cerimônia de sua proclamação nesta quinta-feira (19) em Madri. Ao fundo, estão sua mulher, Letizia, suas filhas, Sofia e Leonor, e sua mãe, a Rainha Sofia. (Foto: Reuters)O novo rei da Espanha, Felipe VI, posa ao lado de seu pai, Juan Carlos, durante cerimônia de sua proclamação nesta quinta-feira (19) em Madri. Ao fundo, estão sua mulher, Letizia, suas filhas, Sofia e Leonor, e sua mãe, a Rainha Sofia. (Foto: Reuters)
tópicos:
veja também

Nenhum comentário: