terça-feira, 3 de março de 2015

PMDB decidirá esta semana quem presidirá três comissões

2/3/2015 10:47
Por Redação, com Agência Senado - de Brasília

Senado
Entre as comissões está a Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), reúne-se no final da tarde desta terça-feira com a bancada do seu partido para decidir que nomes presidirão as Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Sociais (CAS). À Agência Senado, Eunício Oliveira disse que continuam no páreo para presidir a CCJ os peemedebistas Edison Lobão (MA), Garibaldi Alves (RN) e José Maranhão (PB). Ele disse que o passo seguinte será a instalação das comissões, que definirão ainda nesta semana sua pauta de votações.
Quanto à reforma política, ele disse que o PMDB tem posições claras sobre o assunto e que os três projetos sugeridos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, são de consenso do partido.
Os projetos se referem à desincompatibilização de cargos do executivo para disputar reeleição, o fim das coligações proporcionais e o voto majoritário nas eleições municipais nos municípios acima de 200 mil habitantes.
Na semana passada, Renan Calheiros pediu aos líderes partidários que indiquem os projetos que desejam ver votados nesta reforma. À exceção do PMDB, os outros líderes ainda não se manifestaram.
Vetos presidenciais no Congresso
O Congresso Nacional se reúne na terça-feira, às 19h, com objetivo de concluir a votação do projeto de resolução que altera o procedimento de apreciação dos vetos presidenciais (PRN 1/2015). Também está prevista para esta terça a votação de quatro vetos presidenciais, além do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015.
Na última terça-feira, os congressistas não conseguiram fechar acordo para votar o projeto de resolução, o que impediu a apreciação dos vetos, que estão trancando as votações no Congresso. Mesmo assim, o relator do PRN 1/2015, senador Jorge Viana (PT-AC), disse que as lideranças partidárias chegarão em breve a um consenso sobre as alterações nas regras de apreciação de vetos.

Nenhum comentário: