sábado, 7 de março de 2015

Zavascki ressalta importância da sociedade ter conhecimento de tudo

Ministro do STF que suspendeu o sigilo da lista de políticos citados na Lava Jato, disse que é muito importante que a sociedade esteja ciente de tudo.

Giovana TelesBrasília, DF
Ao justificar a suspensão do sigilo em torno dos nomes e dos documentos fornecidos pelo procurador-geral da República, o ministro Teori Zavascki ressaltou a importância da sociedade ter conhecimento de tudo.
Parece estar clara a preocupação do ministro do STF com a importância social no sentido mais amplo do caso. O ministro Teori Zavascki acatou todos os pedidos de abertura de inquérito e de arquivamento feitos pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot.
O ministro destacou que, nessa fase, cabe ao tribunal apenas controlar se os procedimentos da coleta de provas seguem a lei. E que o procurador é o responsável pelo rumo das investigações. Lembrou que a abertura dos inquéritos não significa que o investigado é culpado.
Teori Zavascki também acabou com o sigilo de todas as apurações feitas até agora e das delações premiadas do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. As delações só vão se tornar públicas no começo da semana que vem. 
Na decisão, o ministro disse "não haver interesse social a justificar a reserva de publicidade". "Pelo contrário: é importante, até mesmo em atenção aos valores republicanos, que a sociedade brasileira tome conhecimento dos fatos relatados".


veja também

Nenhum comentário: