segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Jimmy Morales desponta como vencedor do primeiro turno na Guatemala


Com mais de 60% das mesas apuradas, o ator evangélico Jimmy Morales, candidato presidencial da Frente Convergência Nacional (FCN), desponta como ganhador das eleições realizadas neste domingo na Guatemala.
Com 64,68% das mesas contabilizadas, Morales, de 46 anos, soma mais vantagem em sua corrida para chegar à presidência e já alcança 26,64% do apoio eleitoral (849.712 votos).
Formado em administração de empresas, embora seja mais conhecido por seu trabalho como comediante em televisão, era a grande surpresa esperada das 14 candidaturas presidenciais.
No entanto, o resultado não lhe bastará para conseguir o comando da República, por não conseguir a metade mais um dos votos necessários, por isso que terá que disputar um segundo turno, fixado para o dia 23 de outubro.
A disputa agora se centra em quem será seu rival, o que ficar em segundo lugar, ocupado até o momento por Manuel Baldizón, do Liberdade Democrática Renovada (Lider), com 17,88%, embora seguido muito de perto pela ex-primeira dama Sandra Torres, do União Nacional da Esperança (UNE), que tem 16,88%.
Segundo confirmou à Agência Efe o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) acredita-se que a participação nas eleições será histórica e rondará os 78%.
EFE    

Nenhum comentário: