domingo, 17 de agosto de 2014

Aos gritos de "justiça" e "Marina", cortejo de Campos chega para velório

Carlos Madeiro
Do UOL, no Recife

Velório de Eduardo Campos30 fotos

30 / 30
17.ago.2014 - A ex-senadora Marina Silva e a família de Eduardo Campos velam o corpo do ex-governador de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado. Campos morreu, juntamente com outras seis pessoas, em um acidente de avião na última quarta-feira (13) em Santos, litoral de São Paulo Beto Macário/UOL
O cortejo com os caixões com os corpos de Eduardo Campos (PSB), do assessor Carlos Augusto Leal Filho, do fotógrafo Alexandre Severo Gomes e do cinegrafista Marcelo Lyra chegou ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife, às 2h10 deste domingo (18), onde é velado. O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) chegou ao Recife às 23h15 deste sábado (16).
Várias autoridades, amigos e líderes de partidos aguardavam a chegada dos corpos, que também foram recepcionados por cerca de 2.000 pessoas que esperavam desde o início da noite do sábado para se despedir do ex-governador. Na chegada, o caminhão do Corpo de Bombeiros foi recepcionado com gritos de "justiça" e "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro". Ao descer do carro onde estava, Marina Silva também foi recebida com gritos de seu nome. O caixão de Campos estava coberto por bandeiras de Pernambuco e do Brasil. O hino nacional também foi cantado.
Em cima do carro dos Bombeiros vieram os três filhos mais velhos de Campos, João, Pedro e Maria Eduarda. A viúva Renata Campos estava em um carro atrás com o bebê Miguel, de sete meses, e José, 10. O cortejo percorreu 22 km, passando por bairros da periferia, antes de chegar ao local do velório.
Entre os presidenciáveis, apenas o candidato do PV, Eduardo Jorge, estava presente. "Eu vim aqui em nome do meu partido trazer a solidariedade porque sabemos da importância de Eduardo para o povo de Pernambuco e do Nordeste. Não gostaria de fazer análise política neste momento, em respeito a dor dos familiares", comentou.
Neste domingo, os candidatos Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) devem comparecer ao velório. O ex-presidente Lula e 12 governadores também confirmaram presença.
Às 10h, está prevista uma missa campal na Praça da República, que será celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, e outros 10 bispos do interior pernambucano. Às 16h, os caixões devem deixar o palácio em novo cortejo para o cemitério Santo Amaro, que fica a 2km do local do velório. O enterro está marcado para as 17h.

Acidente em Santos matou sete

Sete pessoas, incluindo campos, morreram na última quarta-feira (13) em um acidente de avião em Santos, litoral de São Paulo. Seus corpos haviam deixado o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo, a zona oeste da capital, durante a tarde.
O corpo do cinegrafista Marcelo Lyra chegou a Recife junto com o de Campos e foi levado para o cemitério Morada da Paz, onde terá o velório realizado.
O corpo do assessor Pedro Valadares Neto foi transportado para Aracaju (SE), o do piloto Geraldo da Cunha, para Governador Valadares (MG), e o do do piloto Marcos Martins, para Maringá (PR).
Ampliar

Brasileiros prestam homenagem a Eduardo Campos49 fotos

2 / 49
14.ago.2014 - A empregada doméstica Maria Cristina de Moura, 44, homenageia Eduardo Campos em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, no Recife. Analfabeta, ela pediu para que uma amiga redigisse um cartaz em que expressa sua admiração por Campos por suas iniciativas voltadas para a população carente Ricardo Moraes/Reuters
Ampliar

Eduardo Campos morre em acidente com avião no litoral de São Paulo111 fotos

77 / 111
Bombeiro trabalha em varredura da área em que caiu o avião onde estava o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, em Santos (SP) Corpo de Bombeiros/Divulgação

Eduardo Campos morre em acidente aéreo - 16 vídeos

Notícias relacionadas

Nenhum comentário: