segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dilma critica Aécio e Campos por proposta de redução de ministérios



Ouvir o texto

A presidente Dilma Rousseff criticou neste domingo (10) as propostas de redução no número de ministérios, defendidas por seus dois principais adversários na corrida à Presidência –Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
Para Dilma, pastas menores têm objetivos políticos e são fundamentais para implementar programas de políticas públicas. Para a presidente, secretarias como a de Direitos Humanos, Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de Políticas para Mulheres e da Pequeno e Micro Empresa devem continuar tendo status de ministério porque ganham mais força para atuar em áreas específicas.
A presidente afirmou que quem defende a extinção destas pastas e de outros ministérios possui "uma imensa cegueira tecnocrática". "Ela [Secretaria de Políticas para Mulheres] podia ser uma secretaria, podia. Agora ser ministério dá um status para o combate à violência contra a mulher, e esse status é uma imensa cegueira tecnocrática não perceber. Tem outros ministérios que com o passar do tempo vai se poder estruturar. [...] O que está na cabeça de alguns deles é acabar com esses que eu citei", disse.

Campanha Dilma Rousseff

 Ver em tamanho maior »
Evaristo Sá/AFP
Anterior Próxima
Dilma conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada, em Brasília
No início desta semana, Aécio defendeu a extinção de mais de uma dezena de ministérios que compõem o governo Dilma Rousseff (PT). Ele sinalizou que pretende fundir pastas para enxugar a máquina e disse que, se eleito, criará uma estrutura que concentraria funções de transportes e energia, o Ministério da Infraestrutura. Atualmente, o Executivo comanda 39 ministérios.
Campos também tem defendido uma redução no número de pastas do governo. No debate realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), há duas semanas, ele criticou o "aparelhamento" do Estado e o número excessivos de cargos no primeiro escalão do governo.
Ao ser questionada sobre a intenção de Aécio de acabar com o Ministério de Minas e Energia e fundi-lo com o Ministério do Transporte, Dilma afirmou que os tucanos já quiseram acabar com a primeira pasta e disse que "deu no que deu", se referindo ao racionamento que ocorreu no país no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Dilma afirmou que quando assumiu o ministério no primeiro governo Lula, percebeu que ele estava reduzido ao mínimo. "Naquela época tinha 23 motoristas e três engenheiros no ministério. Era isso o que tinha", disse.
Ela destacou ainda que no final do ano passado, se dizia que haveria racionamento, o que não ocorreu. "Sabe por que? Nós criamos a EPE (Empresa de Planejamento Energético) e fizemos um processo de investimento", explicou e disse ainda que houve mais investimento em hidrelétricas durante o governo do PT.
Dilma convocou uma coletiva de imprensa neste domingo sem uma pauta definida. Ela iniciou falando sobre o dia dos pais e ressaltando a importância da família na formulação de políticas públicas. Para Dilma, nenhum programa de governo pode ser pensado sem se levar em conta as características da família.

Nenhum comentário: