Forte terremoto no Nepal e na Índia deixa mortos
Tremor teve magnitude de 7,9, segundo o USGS.
Katmandu tem danos em prédios, casas, templos e monumentos.

"Centenas de pessoas podem ter morrido e há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinand a algumas áreas do Nepal, quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli.

Há feridos nos dois países, muitos em estado grave, mas o número oficial não foi divulgado.

A torre histórica de Dharara, erguida em 1832 na capital do Nepal, não resistiu ao tremor e foi totalmente destruída. Ao menos um corpo foi retirado dos escombros.
Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, com receio de que casas e prédios desmoronem.
Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos.

Monte Everest
O forte terremoto desencadeou uma avalanche no Monte Everest. Segundo o órgão de turismo do Nepal, pelo menos oito pessoas foram mortas pela avalanche.
"O número de vítimas pode subir e incluir estrangeiros", disse o oficial de turismo Gyanendra Shrestha, em entrevista à agência Reuters.
O alpinista romeno Alex Gavan disse no Twitter que havia muitas pessoas na montanha na hora da avalanche.
Índia
O tremor sacudiu algumas regiões da Índia, principalmente o norte do país, desde Calcutá, Nova Déli, até a fronteira com o Paquistão. Ao menos seis pessoas morreram na Índia, cinco delas no estado de Bihar (noroeste), informaram autoridades.
O sismo ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Inicialmente, o USGS registrou magnitude 7,5, elevada posteriormente a 7,9. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário