terça-feira, 28 de maio de 2013

Fortaleza tem 93% dos casos confirmados de gripe em 2013

28.05.2013
A explicação da Secretaria de Saúde é que a Capital costuma diagnosticar a doença precocemente

Fortaleza lidera o número de casos confirmados de gripe influenza no Ceará. O município foi responsável pelo percentual de 93,8%, ou seja, 60 do total de 64 pessoas com Síndrome Gripal (SG). Já os casos notificados foram 161 do total de 182 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), estado mais preocupante da gripe, o que representa 88,5%. Foi confirmado um óbito na Capital por H1N1. As informações são do Boletim Epidemiológico Influenza da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
O prazo de vacinação foi prorrogado até sexta-feira (31) na Capital. Segundo a SMS, é de praxe estender o término da campanha Foto: Kleber A. Gonçalves
O coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Antônio Lima, explica que a Capital concentra o maior número de registros em virtude da facilidade no diagnóstico precoce. Já no Interior, isso não acontece. Ele revela que a situação da gripe em Fortaleza não é tranquila, mas estável.

"Estamos realizando todos os procedimentos necessários para evitar surpresas", informa. Conforme Antônio Lima, o momento é de promover ações, como o diagnóstico precoce para favorecer o uso do Tamiflu (Fosfato de Oseltamivire) e atingir a meta vacinal que ainda não chegou aos 80% nas crianças de 6 meses a 2 anos e nos idosos a partir de 60 anos.

Um dos problemas destacados pelo coordenador é o fato de grupos antes não atingidos pela gripe passarem a ser, como as gestantes. Além disso, a preocupação é com os grandes eventos que serão responsáveis por um fluxo muito grande de pessoas na Cidade, segundo aponta.

Outro alerta é para os números de casos de gripe A nas regiões Sul e Sudeste que tendem a aumentar no mês de junho, quando caem as temperaturas. Os vírus da gripe sazonal e do H1N1 vão circular até julho e os casos mais graves ainda devem surgir. Daí a ação do Ministério da Saúde de enviar caixas do Tamiflu para todos os estados.

Medicamento

Já foram mandados, só neste ano, 1.074.180 tratamentos do medicamento na fórmula adulto (75mg) e 151.300 caixas de uso pediátrico. Antes desta distribuição, no entanto, os estados já possuíam estoque de 720.280 caixas para adultos e 87.666 para crianças. Cada caixa contém 10 comprimidos, suficientes para um tratamento completo.

Outras ações importantes podem ser feitas pela população, como lavar as mãos, proteger o ar ao espirrar e não permitir que crianças doentes frequentem aulas, como recomenda o coordenador Antônio Lima.

Sobre a meta da vacinação, o grupo de crianças até dois anos chegou a 72% e o de idosos, a 75%. Contudo, o município alcançou os 80% como um todo. Das 420 mil pessoas dos grupos de risco (com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas), 337.172 foram imunizadas, o que corresponde a 80,11%.

O prazo para vacinação foi prorrogado, na Capital, até o dia 31 de maio, próxima sexta-feira. A coordenadora da imunização da SMS, Regina Peixoto, comenta que é de praxe estender o término da campanha. Segundo ela, a falta de consciência da população ainda é o maior empecilho para atingir a meta.

Outro ponto que a coordenadora destaca é que crianças e idosos não costumam se vacinar quando estão doentes, daí esses grupos não terem alcançado o percentual esperado. "É cultural não receber a vacina doente".

A campanha teve início em abril e esta é a segunda vez que tem o prazo final prorrogado. Em Fortaleza, as 92 unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps)continuam oferecendo a vacina trivalente e no feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (30), haverá também imunização no Parque das Crianças.

Regina alerta que é preciso recorrer aos postos até o dia 31 porque depois disso o Ministério da Saúde não vai mais computar as pessoas vacinadas.
LINA MOSCOSOREPÓRTER

Nenhum comentário: